Mineira Zahpee oferecerá tendência de voto do eleitorado em tempo realMineira Zahpee oferecerá tendência de voto do eleitorado em tempo real

23-07-2014

Divulgação Zahpee
06 de Junho de 2014

Diante dessa nova realidade de corrida pelos votos dos internautas, surge uma oportunidade de negócio para as startups que atuam no setor de tecnologia. O caso da mineira Zahpee, que é especializada em coleta e processamento de conteúdo postado na internet em tempo real. Por meio de palavras-chaves, a ferramenta desenvolvida pela empresa mapeia informações de interesse do cliente, como elogios, reclamações ou simples referências a temas específicos.

A tecnologia é utilizada principalmente por marcas e estabelecimentos comerciais que desejam impactar seus clientes por meio de marketing direcionado. Mas, em ano eleitoral, a solução também ganha o interesse dos candidatos a cargos políticos. Pensando nisso, a startup criou uma ferramenta voltada só para esse público.

“Com essa solução o candidato conseguirá saber, em tempo real, qual a tendência de seu eleitorado, muito melhor que as pesquisas de opinião que só saem de mês em mês”, comenta o cofundador da Zahpee, Victor Salles. Segundo ele, por meio da busca de palavras-chaves é possível coletar informações, como o que os eleitores desejam, o que estão reclamando e quais os principais assuntos ocupam suas discussões. Com base nisso, o político pode guiar sua campanha de forma a atingir com mais eficiência seu público.

O cofundador lembra, ainda, que a ferramenta permite buscas específicas, caso precise desenvolver alguma estratégia focada. Assim, ele pode coletar informações, designando o sexo, a região ou a idade do internauta, por exemplo. Outra a funcionalidade é a busca por assuntos específicos, o que ajuda o candidato a saber como tratar cada tema e até desenvolver ações. A ferramenta também pode ser utilizada para a análise, em tempo real, da repercussão de determinado discurso ou declaração do político.

Desenvolvida desde janeiro deste ano, a solução já está disponível para compra desde o início de maio. Segundo Salles, a meta da startup é atingir, pelo menos, três candidatos importantes do cenário nacional. Para o co-fundador, a tendência é de que a internet se torne cada vez mais uma protagonista nas eleições brasileiras, assim como aconteceu nos Estados Unidos. “A internet tem grande força na formação de opinião das pessoas, então ela vai influenciar nas eleições. Os candidatos que estiverem atentos a isso vão sair na frente”, analisa.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=mineira_zahpee_oferecera_tendencia_de_voto_do_eleitorado_em_tempo_real&id=136324